Veja lista com cinco alternativas gratuitas ao Photoshop

É difícil argumentar: o Photoshop é realmente um dos mais completos e estáveis editores de imagem do mundo. E a cada ano ele fica melhor. E mais caro. Porém, se gastar algumas centenas de dólares com um dos carros-chefe da Adobe não está nos seus planos, não se preocupe. Nos últimos anos surgiram diversos editores de imagens gratuitos para download ou online que têm feito ótimos trabalhos para corrigir, cortar, redimensionar suas fotos ou até mesmo em tarefas mais complexas, como criar páginas para a web. Para te ajudar na escolha de qual é a melhor alternativa gratuita ao Photoshop, selecionamos cinco opções. Todos possuem licença freeware e, mesmo que sozinhos não consigam fazer tudo que o primo rico faz, em conjunto, eles podem te surpreender – e fazer você economizar um bom dinheiro.

Alternativas grátis ao Photoshop

Aviary

Editor de imagem online gratuito que permite que você trabalhe direto em seu navegador. É ideal para edições rápidas, oferecendo muitos recursos – porém, com controle limitado sobre as alterações –, leveza e uma interface que é uma aula de usabilidade – não poderia ser mais intuitiva. Em inglês.

Gimp

O Gimp é o queridinho dos designers e fotógrafos estrangeiros, em especial os norte-americanos. E não é difícil entender o porquê. Leve, grátis e dotado de muitos recursos, ele é, provavelmente, a mais competitiva alternativa gratuita ao Photoshop. Além disso, ele tem uma comunidade enorme e bastante prestativa e, dizem os seus defensores, que ele é capaz de fazer tudo que o Photoshop faz. O lado negativo é que você precisa dos plug-ins certos para isso. E talvez o usuário comum tenha dificuldade para achá-los, instalá-los e configurá-los.

Photo! Editor

O Photo! Editor é ideal para pequenas correções e ajustes, se configurando como uma ótima opção para usuários não profissionais. Possui inúmeras funções e filtros como maquiagem, efeito de luz e removedor de olhos vermelhos. Sua grande atração, no entanto, é a função que permite criar uma caricatura em pouquíssimos cliques.

Photoscape

Simples, leve e com uma interface que minimiza qualquer falta de conhecimento em edição de imagens, o Photoscape é muito popular no Brasil. O programa é bastante versátil, oferece opções de edição em lote – o que ajuda muito quando você tem muitas fotos para tratar ou redimensionar, por exemplo –, além de ser possível configurá-lo em vários idiomas, incluindo português.

Pixler Editor

É praticamente um Photoshop online – tudo bem, não é tão parrudo quanto o programa da Adobe, mas é bem parecido no visual. É possível trabalhar com camadas, filtros, edições diversas e possui muitos efeitos. Possui versão em português e realmente impressiona por seus recursos e fluidez de funcionamento.

Texto anterior

Próximo texto