Tablets podem estar por trás de dores no pescoço e ombros

Os tablets são bonitos, práticos, portáveis e nada ergonômicos. Isso é o que aponta um recente estudo realizado por alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa (que pode ser conferida na íntegra aqui), o uso prolongado de aparelhos do tipo tablet pode provocar dores nos ombros e no pescoço.

Tablet pode causar dores no ombro e pescoço

Estudo diz que tablets têm problemas de ergonomia

Os pesquisadores avaliaram usuários de aparelhos iPad e Motorola Xoom em situações semelhantes às enfrentadas no dia a dia, com quatro configurações de posições diferentes (segurando o tablet com uma mão, apoiado no colo, na mesa com suporte e na mesa com suporte como se estivesse assistindo a um filme). Além disso, foram testados diversos tipos de cases e suportes. Em todos os testes, os resultados apontaram um alto risco de desconforto no pescoço e ombros dos usuários.

O estudo apontou que o pescoço do usuário de tablets fica muito mais tensionado, comparado àqueles que utilizam apenas computadores de mesa e notebooks. No entanto, é possível melhorar o desconforto utilizando suportes que possibilitem uma melhor visualização e manuseamento do aparelho. Os pesquisadores disponibilizaram os dados do estudo para empresas interessadas em melhorar a ergonomia dos tablets.

Texto anterior

Próximo texto