O que é, como funciona e quanto custa uma impressora 3D

Muito tem se falado sobre a revolução que a impressão em três dimensões pode causar na vida das pessoas, mas você realmente sabe o que é e como funciona uma impressora 3D? Por incrível que pareça, seu funcionamento é bastante simples. Primeiro, é necessário modelar em um programa de desenho 3D a peça a ser impressa. Nesta etapa, são inseridas as medidas, os materiais e os formatos desejados para o produto. Terminado o desenho, envia-se o arquivo para a impressora e ela se encarrega de moldá-lo por sucessivas camadas do material escolhido – em geral, plástico dos mais variados tipos. Após algumas horas, sua peça está impressa e pronta para testes. Veja no vídeo abaixo uma impressora 3D em funcionamento.

As técnicas e materiais suportados pelas impressoras 3D são diversos. Pode-se, por exemplo, utilizar lâminas de polímeros coladas umas às outras, plástico ABS derretido injetado, modelagem em gel, entre outros. Na verdade, a impressão em três dimensões não chega a ser uma tecnologia totalmente nova. As grandes indústrias já trabalham com ela há alguns anos. A boa notícia, porém, é que de uns anos para cá, as empresas que produzem impressoras 3D começaram a visar o consumidor comum e pequenas empresas. Em outras palavras, modelos menores, mais simples de operar e com preços mais baratos começam a chegar ao mercado. Só para ilustrar, atualmente o preço médio de uma impressora 3D é de US$ 2.500 nos Estados Unidos. Mas é possível encontrar modelos mais simples a partir de US$ 500.

A qualidade das peças produzidas em impressoras 3D também merece menção. Embora os modelos domésticos ainda apresentem algumas limitações, impressoras profissionais, dependendo do modelo e especificações, conseguem modelar peças resistentes, maleáveis e com uma precisão milimétrica. Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, por exemplo, já apresentaram protótipos de cartilagens humanas impressas em três dimensões e eles garantem que no futuro será possível imprimir órgãos funcionais de seres humanos. É esperar para ver.

{ 2 Comentários… leia-os abaixo ouadicione um }

Rogério 04/04/2013 às 10:05

O O PREÇO ESTA ERRADO O VALOR É DE 520 DOLARES A MAIS SIMPLES

Primeiro Acesso 24/04/2013 às 11:26

Olá, Rogério. Obrigado pela visita e pela informação!

Texto anterior

Próximo texto