Melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio

Realmente há pouco de negativo sobre o Microsoft Visio, aplicativo para criação de diagramas no Windows. Robusto, versátil e completo, o programa é bastante utilizado por profissionais de tecnologia da informação, engenheiros e empresas de construção, dada a fluidez com que é possível agregar e organizar informações complexas. Mas tudo tem seu preço. E no caso do Visio, ele é bem alto. A boa notícia é que atualmente já existem boas alternativas gratuitas ao programa da Microsoft. Abaixo, seguem três das melhores. Caso tenha mais sugestões, é só comentar!

Alternativas gratuitas ao Visio

OpenOffice Draw

O Draw é a alternativa natural da OpenOffice ao Microsoft Visio e é uma ferramenta muito interessante para a construção de fluxogramas – desde os mais simples aos mais complexos. É possível utilizá-lo com Windows, Mac e Linux e ele possui uma comunidade bastante ativa e diversas extensões para download.

Dia

O Dia tem interface e funcionalidades bem parecidas com as do Microsoft Visio e ele trabalha muito bem com diagramas, fluxogramas e projetos de construção. O programa é open source e, apesar de ele vir configurado para salvar os arquivos em uma extensão proprietária, é possível alterá-la para diversos formatos, incluindo o VDX, do Visio.

Lucid Chart

O Lucid Chart é a melhor solução online para trabalhar com diagramas atualmente. Através dele, os participantes do projeto podem interagir e trabalhar em conjunto na sua plataforma online. Não é necessária assinatura e ele ainda permite salvar arquivos no formato VDX.

Texto anterior

Próximo texto