Dica de compra: as melhores câmeras DSLR APS-C

Não se preocupe. Se você resolveu adentrar agora no maravilhoso mundo das DSLR (acrônimo de Digital Single Lens Reflex, aquelas câmeras grandes com lentes intercambiáveis) e está em dúvida sobre qual modelo comprar, saiba que não está sozinho: as opções são tantas e tão sedutoras que mesmo fotógrafos profissionais por vezes perdem noites de sono comparando especificações e analisando qual será sua nova eleita. Neste artigo, abordaremos os principais equipamentos que utilizam sensores APS-C da linha “prosumer”, chamados popularmente de máquinas fotográficas semi-profissionais, deixando de fora da análise as câmeras full frame, mais caras e geralmente destinadas à fotografia profissional.

Mas antes de pularmos para um resumo dos modelos, é necessário que você pondere sobre alguns pontos. O primeiro é que, ao escolher determinada marca, você terá automaticamente de se ater a ela ao comprar acessórios, especialmente lentes e baterias. Em outras palavras, lentes Canon só servirão em câmeras Canon; lentes Nikkor em máquinas Nikkon e assim por diante. Outro ponto: na categoria de máquinas fotográficas semi-profissionais, é impossível eleger qual o melhor modelo de forma definitiva. Tudo vai depender do seu uso. Algumas fotografam melhor em ambientes escuros, outras são ideais para esporte e outras para paisagens.

No entanto, o ponto irrefutável é que qualquer câmera dessa categoria vai te servir bem e produzir imagens de altíssima qualidade. Portanto, não se apegue a diferenças mínimas de especificações técnicas. Caso esteja na dúvida, vá a uma loja e compare os modelos. Tire algumas fotos, sinta o equipamento nas mãos, analise os controles e os layouts de navegação e só então faça sua escolha.

Melhores máquinas fotográficas semi-profissionais

5º Canon 60D

Seu monitor articulado de três polegadas fez com que a Canon 60D se tornasse a queridinha dos videomakers mundo afora. Mas ela não é apenas a melhor câmera para filmagens deste comparativo. A 60D entrega fotografias com excelente qualidade de imagem, mesmo em ISOs mais altos, captura ambientes pouco iluminados com detalhes e sua bateria é uma verdadeira aula de durabilidade. Entre as especificações, destaque apara o sensor de 18MP, sistema de autofoco com 9 pontos cruzados e ao sensor autolimpante.

Melhor camera fotografica semiprofissional

 

4º Nikon D7000

Quando foi lançada, em 2010, a Nikon D7000 logo se tornou referência na captura de ambientes escuros graças ao bom desempenho de seu sensor mesmo em ISO elevado. Sua sucessora, a D7100, já foi anunciada e até por isso, a D700 pode ser uma das melhores opções do segmento de máquinas fotográficas semi-profissionais. Tanto que é possível encontrá-la à venda por pouco mais de R$ 2.000,00.

Dica de compra DSLR3º Sony Alpha SLT A-77

Os mais puristas devem estranhar a presença de uma Alpha SLT A-77 entre Canon e Nikon, mas a verdade é que a Sony tem produzido excelentes opções de DSLR. A Alpha SLT A-77 tem a maior contagem de pixels do comparativo (24MP), filma em full HD, possui GPS, Auto HDR e view finder com cobertura de 100%. O modelo é bastante versátil e ideal para fotografias de cenas rápidas, como esportes e natureza.

Dica de compra DSLR

2º Pentax K5

A Pentax K5 é o tipo de modelo em que é difícil achar pontos negativos. Qualidade de imagem irretocável, pouco ruído em ISO elevado, inúmeras possibilidades de customização, excelente acabamento e materiais de ótima qualidade. Como se não bastasse isso, ela é uma verdadeira aula de ergonomia e seu sistema é muito rápido e bacana de se operar.

Dica de compra DSLR

1º Canon 7D

Não é difícil entender porque a Canon 7D é a melhor máquina fotográfica semi-profissional. Impressionantemente rápida (seja no disparo contínuo de até 8 fotos por segundo ou pelo seu sistema, que é referência em rapidez e confiabilidade), versátil, bem construída e com qualidade de imagem para basicamente qualquer tipo de fotografia, a Canon 7D nem parece que é um modelo com quase quatro anos de vida. Sua substituta deve ser anunciada em breve, mas não há dúvida de que o modelo atual se manterá um clássico no mercado.

Canon 7D é a melhor máquina fotográfica semiprofissional

Texto anterior

Próximo texto