Confira lista de 10 programas de finanças pessoais gratuitos

Resolução de final de ano de dez entre dez pessoas no mundo inteiro, organizar as finanças pessoais pode ser mais fácil do que muitos imaginam. Com um pouco de dedicação, autocontrole e organização, é possível poupar o suficiente para fazer uma viagem ou até mesmo começar a sonhar com a casa própria. Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos dez programas que ajudam a organizar – e entender melhor – suas finanças pessoais. Confira a lista (em ordem alfabética).

Veja alguns dos melhores programas financeiros gratuitos

Bônus Web

Interface intuitiva, facilidade de uso e visual amigável são as principais características do Bônus Web. Além disso, disponibiliza dicas financeiras, confecciona gráficos simples e possui agenda para organização pessoal e de compromissos. Gera também relatórios gerais (entradas e saídas, demonstrativo anual, fluxo de caixa, etc.).

Codelines RealCash

O RealCash é ideal para aqueles que têm dificuldades em administrar diversos tipos de conta (corrente, aplicações, cartões de crédito), já que é possível abrir oito níveis de contas e subcontas, todas sincronizadas. Além disso, é possível trabalhar com orçamentos, diferentes bancos de dados, tudo isso em uma plataforma multiusuário.

Contas Pessoais

Fácil de operar e bem prático ao organizar suas contas pessoais, o programa possui capacidade de comparativo entre o orçamento estipulado e o valor gasto na realidade, importação de diversos arquivos de extrato, além de relatórios e gráficos detalhados.

FinanceDesktop

Considerado um dos mais completos programas de finanças pessoais, possui ferramenta para análise de investimentos, organizador de contas a pagar e a receber, seção de ajuda ilustrada e sincronização com contas bancárias. O programa é grátis, mas o desenvolvedor pede que os usuários se cadastrem no site oficial antes de utilizá-lo.

Financial – Administração Financeira

Pode ser usado tanto por pessoas físicas como jurídicas, tem interface simples e de fácil entendimento, bom controle de entradas e saídas e até a opção de livro caixa. Além disso, disponibiliza uma boa variedade de gráficos e relatórios gerenciais, controle de investimentos e compra de matéria-prima e equipamentos.

GnuCash

O GnuCash é um programa bastante versátil e customizável. Nele, é possível gerenciar entradas e saídas, gastos do cartão de crédito, investimentos e muito mais. Porém, para usufruir todos os recursos do programa (que é um tanto complexo de se usar), é necessária uma boa dose de paciência para ler os inúmeros tutoriais disponíveis.

Hábil Pessoal

Mais do que um programa de finanças, pode funcionar como um verdadeiro organizador pessoal, já que possui agendas de contatos e de compromissos, controle de passivos e ativos, tarefas e até jogos. Além disso, gera diversos tipos de relatórios e, apesar da interface pouco intuitiva, é ideal para quem não é um expert em contabilidade.

Home bookkeeping

O programa é em inglês, mas isso não impede quem não domine o idioma de utilizar. É possível registrar receitas, despesas, além da função que permite confeccionar relatórios personalizados. Sem grandes recursos, se destaca pela simplicidade.

Personal Finances Lite

O Personal Finances Lite pode ser definido como objetivo e eficiente. Com interface agradável, oferece opção de diferentes moedas, controle de entrada e saída de recursos, sendo ideal para organizar suas finanças pessoais de maneira simples. O programa, porém, não disponibiliza muitas opções de gráficos e relatórios personalizados.

ProFamília Personal

Criado para ser simples e descomplicado, faz o básico com eficiência. Ideal para quem não quer complicações e busca um programa leve e rápido de baixar. Sua simplicidade, no entanto, pode desapontar quem espera gráficos rebuscados e relatórios detalhados no controle das finanças pessoais.

Texto anterior

Próximo texto